Quais são os benefícios da creatina?

Aminoácido utilizado por atletas e deportistas, a creatina auxilia para maior resistência nos treinos

 

A creatina está presente em diversos alimentos de origem animal, além de ser produzida pelo próprio organismo humano. Sua reserva é encontrada nos músculos esqueléticos na forma livre, bem como a creatina-fosfato, que possui a função de regenerar o ATP (trifosfato de adenosina), nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia.

Quando o corpo possui estoque de creatina, podendo ser fornecido através de suplementos, o indivíduo consegue manter seu exercício por um período de tempo maior e com mais carga, favorecendo a hipertrofia muscular.

 

Benefícios do uso da creatina

Aumento da força e da potência

Estudos apontam que a creatina melhora todas as medidas de desempenho de energia, incluindo agachamento e supino, saltos e sprint. Ela aumenta os níveis de energia em nossos músculos, decorrente de uma maior produção do ATP, moeda de energia para cada célula.

 

Diminui a gordura corporal

Por melhorar a qualidade do seu treino, você acaba gastando mais energia durante o treinamento e no período pós-exercício. Aumentando a intensidade e volume, você é capaz de aplicar mais sobrecarga, ganhando massa muscular e diminuindo a gordura corporal.

 

Fortalecimento dos ossos

Um dos maiores problemas para nossa saúde é a perda óssea. Embora o treinamento e a musculação possam reduzir o impacto, a realidade é que, quanto mais as pessoas envelhecem, mais raros são os treinos. Por isso, tomar creatina em conjunto com a prática da musculação pode resolver seu problema, pois aumenta a quantidade de conteúdo mineral ósseo.

 

Aliado contra a depressão

O suplemento de creatina pode melhorar os níveis de neurotransmissores, tais como dopamina e serotonina, responsáveis pela resposta hormonal contra os sintomas da depressão.

 

Diminui a fadiga

A creatina melhora sua capacidade no treino e no trabalho, como também supera os efeitos da privação do sono. Quando dormimos mal, alteramos vários aspectos do nosso corpo: dificulta o controle de açúcar no sangue, aumenta o hormônio do estresse e reduz, significativamente, o tempo de reação e função cognitiva, itens em que a suplementação de creatina pode auxiliar.

 

A creatina é um dos suplementos mais estudados que beneficiam nossa saúde, aliando sempre com treinos adequados. Para finalizar, lembre-se: sempre que for fazer uso de qualquer suplemento, procure um profissional para saber sua prescrição adequada.

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