Os corredores precisam fazer academia?

Praticar academia é excelente para melhorar o desempenho dos corredores em suas provas. Entenda.

Um dos maiores erros de todos os corredores iniciantes é praticar sem algum tipo de auxílio. Embora a prática da corrida seja fundamental para a melhora nos resultados, a academia tem papel muito importante nesse objetivo também.

Os exercícios são essenciais para que o atleta fortaleça os músculos do corpo, assim como no auxílio para prevenir lesões e corrigir a postura.

De que maneira a academia pode ajudar?

Todo corredor precisa da academia para auxiliar na sua explosão, no fortalecimento muscular e na potencialização dos resultados. Mas quais exercícios fazer?

Tonificação da panturrilha

O leg press é um dos exercícios mais recomendados! Com ele, você poderá fortalecer um dos músculos principais que gera a força inicial da passada, a panturrilha. Se o exercício for feito corretamente, ao fortalecer a região, os impactos nos joelhos são menores.

Fortalecimento da tíbia

A tíbia, conhecida popularmente como canela, precisa estar fortalecida para aguentar os impactos e a desaceleração durante a corrida.

Você pode treinar tanto em casa, quanto na academia. Irá precisar estar em um local mais alto, com as pernas estendidas e os pés para fora. Utilize as anilhas entre os pés e movimente-os para baixo e para cima.

Atente-se aos quadríceps e aos músculos anteriores e posteriores da coxa

A cadeira extensora e a flexora são fundamentais nesse processo. A extensora servirá para fortalecer o quadríceps e os músculos anteriores da coxa. Esse exercício irá auxiliar na absorção do impacto no momento em que o corredor aterrissa no solo, garantindo que não haja nenhum risco de lesão e ainda garantindo uma melhor impulsão na corrida.

Por outro lado, a flexora irá fortalecer o posterior da coxa. Esse músculo é muito sensível e pode atrapalhar seus resultados, principalmente durante algum arranque. Ao fortalecer essa região, você terá mais força para absorver os impactos, o que auxilia na prevenção de lesões. 

Os glúteos também contam

Pode parecer estranho, mas os glúteos possuem papel fundamental no desempenho de qualquer corredor. Isso porque,  quando esse músculo está fraco, pode haver uma sobrecarga e gerar lesões na pelve e no quadril.

Utilizando a cadeira abdutora, você irá fortalecer os músculos dessa região, evitando lesões e auxiliando no melhoramento de sua passada.

Percebeu como a academia é essencial para qualquer corredor? Ela auxilia a tornar o rendimento muito melhor, além de fortalecer a musculatura e ajudar na prevenção de lesões.

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