Opções para um café da manhã saudável

A primeira refeição do dia é uma grande aliada para uma melhora na saúde e na disposição.

Logo que acordamos, estamos em grande período sem nenhum tipo de alimentação, o que é chamado de jejum. Por isso, o café da manhã tem de ser uma refeição mais leve e com escolhas certas para o desjejum.

Pensando nisso, separamos algumas opções que você pode optar para um café da manhã mais saudável.

Queijo

É normal que muitas pessoas escolham alguns tipos de queijo como mussarela, prato ou gorgonzola, que são bastante gordurosos e não caem bem logo cedo. Até mesmo o queijo minas por serem mais salgados atrapalham a alimentação.

Uma das melhores opções para substituir esses tipos é a ricota. Ela possui um índice muito baixo de calorias e gordura, além da pouquíssima concentração de sódio. Uma fatia grossa, com cerca de 50g, tem apenas 69 kcal, enquanto de outros queijos o valor calórico é quase o dobro pela mesma quantidade.

Pão

Quem não gosta daquele pãozinho francês quentinho no café da manhã? Pois é, sabemos que eles são extremamente gostosos. Porém, por conterem altos índices de carboidratos, caem como uma bomba na primeira refeição do dia. Uma unidade, que pesa cerca de 50g, contém 134 Kcal.

Na contramão do pão francês, o pão integral com linhaça é a melhor opção. Preparado com farinha integral de trigo, contribui para o aumento da saciedade. A linhaça oferece vitaminas do completo B e por isso proporciona mais disposição para o dia a dia. Uma fatia que tem em média 25g possui cerca de 70 kcal.

Leite

O leite integral é praticamente unanimidade, porém o seu teor gorduroso é um verdadeiro problema. Embora a gordura seja essencial ao organismo, exagerar na quantidade gera acúmulo de tecido adiposo, ou seja, ganho de quilos extras. Um copo de 200 ml possui em média 114 calorias.

Para tirá-lo do seu cardápio, o melhor substituto é o leite desnatado, pois ele está livre de gordura saturada e ainda assim é super nutritivo. Em alguns casos, o teor de cálcio é maior que o das versões engorduradas, ou seja, auxilia no controle da pressão e do ganho de peso. Um copo de 200 ml tem em média 70 calorias.

Manteiga/Margarina

Apesar de muitos acharem que ambos possuem as mesmas características, isso não é verdade. O grande problema da manteiga chama-se gordura saturada, pois o consumo em excesso pode gerar o entupimento das artérias. Uma colher de sopa, que em geral possui 20g tem aproximadamente 150 kcal, muito mais alto do que o recomendado de calorias diárias.

Já a margarina oferece um arranjo de gorduras que faz toda a diferença. Boas margarinas costumam oferecer um mix de mono e poli-insaturadas e essa dupla tem grande afinidade com assuntos do coração. Além disso, por possuírem ômega-3, auxiliam na redução do colesterol ruim. Uma colher de sopa (20g) tem aproximadamente 75 kcal.

Essas são algumas dicas do que você pode substituir no seu café da manhã, para que a primeira refeição do dia seja mais saudável e sem nenhum tipo de bomba calórica.

 

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