Melhore seu treino com estas dicas básicas

Se a academia faz parte da sua rotina, talvez chegue a temida hora em que o seu ritmo de treino pode estacionar. Sem progressos visíveis, o desânimo toma conta e as desculpas para não treinar começam aos poucos a surgir. Mas parar não deve ser uma opção! Com algumas dicas, o progresso vai voltar a ser notado! Confira dicas básicas para melhorar seu treino:

Pré treino

melhore seu treino

Com uma atenção especial ao pré-treino, o seu rendimento pode ser muito maior.

Faça uma refeição completa de três a quatro horas antes de ir para a academia. Composta por carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas e minerais, a dieta terá o tempo necessário para que esses itens sejam absorvidos e digeridos pelo corpo, inibindo a fadiga durante as séries. De uma hora a meia hora depois, invista no consumo de carboidratos complexos, pois eles evitam a queda de níveis glicêmicos durante o treino. Pães integrais, arroz integral, batata doce, salada de frutas, e açaí acompanhados de grãos são uma boa pedida.

Para ir mais além durante o treino, energia e disposição são essenciais. Por isso, uma noite completa de sono é muito importante, durma por oito horas e acorde pronto!  

Durante o treino

barbell weight lifting man rear view back workout exercise at gy

Treinar melhor e mais pesado requer muito esforço e concentração! Agora que você já sabe o que fazer antes de dar check-in na academia, é hora de focar.

  • Antes de tudo, lembre-se de respirar. Durante o alongamento e os exercícios, respirar de forma correta é muito importante para evitar o cansaço imediato. A dica é inspirar na fase de contração muscular, e na volta do movimento, soltar o ar.
  • Começar pelos músculos grandes faz com que os menores sejam utilizados como auxiliares, estimulando todo o conjunto.
  • Aumentar a carga todos os treinos é uma ótima forma de crescer. Não precisa exagerar, porém, treinar sempre com um peso maior desenvolve mais do que passar um mês com a mesma quantidade.
  • Trabalhe no limite e esgote os músculos. Depois de terminar uma série pesada, diminua o peso e repita o movimento rapidamente, parando apenas quando sentir uma queimação.
  • Intercalando as séries, combine diferentes exercícios para o mesmo músculo. Assim, o ganho de massa é agilizado.
  • Faça pausas de um minuto entre uma série e outra, assim o músculo se recupera do esforço e é fácil realizar a próxima série com a mesma qualidade da primeira

E por fim, não tenha medo de mudar! Se o treino estacionou, mudar a planilha de exercícios ou tentar novas modalidades é uma ótima forma para potencializar a sua performance.

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