Está muito cansado? Saiba alguns motivos por trás disso

Ficar sem dormir pode não ser o único motivo para o seu cansaço em excesso. Leia mais

Cansaço constante pode estar atrelado a falta de tempo para descansar, mas também pode ser indício de doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide, ou até mesmo depressão. Normalmente, nesses casos, a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após uma noite de descanso.

Porém, outros motivos podem agravar seu cansaço. Confira.

Alguns motivos para cansaço em excesso

 

  • Mexer no celular antes de dormir

 

Nada de ficar mexendo no Facebook ou Instagram antes de dormir. A luz azul que seu aparelho eletrônico emite atrapalha a produção de melatonina, mais conhecido como hormônio do sono.

Algumas pessoas também checam seu celular durante a noite, fazendo com que entrem em estado de alerta. Mantenha seu aparelho longe do alcance e, de preferência, configure para que emita barulhos apenas quando o despertador tocar.

 

  • Estresse

 

Mal do século, este problema está cada vez mais recorrente. Nos esgota, mentalmente e fisicamente, liberando quantidades de cortisol e adrenalina, o que prejudica o funcionamento dos neurotransmissores, causando ansiedade, dificuldade de concentração e falta de sono.

  • Alimentação inadequada

A alimentação é um combustível para seu corpo. Opte por alimentos ricos em nutrientes, se mantendo longe de comidas processadas e industrializadas.

Além disso, você pode estar com dificuldades para absorver nutrientes importantes, como ferro, vitamina D, cálcio e vitamina B12, o que pode alterar os níveis de energia.

 

  • Sedentarismo

 

Seu corpo pode não estar produzindo endorfina o suficiente, principal hormônio das atividades físicas. Ter os níveis mais altos desse hormônio ajuda a dormir melhor, deixando você mais saudável e disposto. Estudos apontam que quem pratica exercício de manhã possui uma noite de sono mais proveitosa.

 

  • Desidratação

 

A falta de água no nosso organismo causa diversos estragos. Um deles é o cansaço em excesso. A desidratação reduz o volume de sangue pela falta do líquido, tornando-o mais grosso. O coração começa a bombear com menos eficiência, reduzindo a velocidade e prejudicando o oxigênio e os nutrientes de alcançarem os músculos e órgãos.

E aí, já sabe o que pode estar te deixando cansado? Hábitos de vida saudáveis influenciam em todos os aspectos da nossa vida, principalmente nosso sono e bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *