DICA PARA INICIANTES: A corrida requer alguns cuidados

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Com o verão, dias mais longos e ensolarados, as pessoas querem aproveitar ao máximo o dia, e é nesta época que os parques e as ruas ficam cada vez mais lotados. Uma excelente hora para começar a praticar alguma atividade física.

A corrida, por exemplo, é o esporte que tem ganhado mais adeptos, porque além de ser gratuito, pode fazer em qualquer lugar e aproveitar a paisagem, ainda queima cerca de 600 calorias por hora, fortalecendo pernas e o bumbum.

Mas é preciso desvendar um grande mito: Muitos atletas acreditam que, em jejum, o corpo queimará mais gordura durante a corrida — mas isso não é verdade. Em vez de ir atrás da gordura imediatamente, os músculos primeiro usam os carboidratos armazenados em forma de glicogênio. Se não tiver alimentado adequadamente, os níveis de energia irão diminuir, obrigando você a reduzir o ritmo e a queimar menos calorias do que se estivesse devidamente abastecido.

O ideal é que cerca de 1 hora antes de correr, faça um lanche de 100 a 200 calorias, sendo carboidratos e um pouco de proteína, como por exemplo um pão de aveia com queijo branco.

Há outras dicas essenciais saber antes de começar a praticar o exercício. Fique atento aos conselhos:

  1. Procure um profissional da saúde para avaliar se o corpo está preparado e se a função cardíaca irá suporta as sobrecargas impostas.
  2. Invista em um bom par de tênis específico para correr, principalmente um modelo adequado a sua pisada.
  3. Alongue-se bem e não esqueça a garrafa de água. A hidratação é fundamental para reposição de líquidos perdidos por meio do suor e para otimizar o desempenho, além de proteger a saúde.
  4. Recorde que os dias de descanso também são dias de treinamento.
  5. Procure um grupo de corredores. Ainda que você deva correr sozinho, será muito benéfico e motivacional realizar treinamentos em grupo.
  6. Faça da corrida um hábito, mesmo que tenha apenas 20 minutos para correr.
  7. Corra por distâncias e não por tempo. Vá devagar, com paciência e não se preocupe com o seu ritmo ao começar. Aos poucos vá fazendo pequenos ajustes em seus treinos.
  8. Não tenha medo de caminhar. De qualquer maneira, ir mais lentamente aumenta sua força e resistência, que, consequentemente, melhorará sua corrida.
  9. Tenha um diário de treinos.
  10. Acrescente outros esportes à corrida (e descubra as vantagens que cada um lhe trará).
  11. É melhor ter objetivos simples. Metas diárias, semanais e mensais são mais fáceis de se cumprir.

E não se esqueça, para turbinar o seu treino e não deixar que falte disposição no seu dia a dia, tome Vivamil. Não é remédio, é cafeína pura e concentrada, que age em minutos e proporciona energia por horas.

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Fonte: Site Exame e Runnersworld

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