Devo treinar pernas?

Embora o treino de pernas não seja tão valorizado, ele precisa ser realizado da mesma forma que as outras partes do corpo

Não raro vemos nas academias inúmeros praticantes de musculação pulando treino de pernas, não é mesmo? Quem busca hipertrofia geralmente possui esse costume de treinar apenas os membros superiores e esquecer dos inferiores.

Contudo, se ao ler o tema deste post você pensou duas vezes antes de responder à pergunta, é melhor continuar até o final. Cometer o erro de não treinar pernas é uma das atitudes mais prejudiciais para o desenvolvimento de um shape completo e definido por inteiro.

Vale ressaltar que treinar pernas vai muito além da simetria do corpo e do desenvolvimento igualitário dos membros inferiores e superiores. Esse tipo de treino possui a mesma importância do que exercícios focado em peito, costas e braços.

Por que treinar pernas?

O primeiro grande motivo é que, ao dedicar-se a esse tipo de treino, você proporciona uma estrutura de desenvolvimento de toda a sua musculatura. Explicamos:

Aumento dos níveis de testosterona

Pode parecer algo simples, mas o treino de pernas exerce um papel muito importante no aumento da produção de testosterona em nosso corpo.

Esse acréscimo proporciona uma série de melhorias, como o aumento da massa muscular, maior queima de gordura e melhor desempenho em atividades diárias como caminhar, correr ou praticar outra atividade física.

Auxilia a acelerar o metabolismo

Um treino de pernas, se realizado de forma adequada e com exercícios completos, pode ajudar na aceleração do metabolismo.

Isso quer dizer que, após a prática, você consegue manter um gasto calórico alto durante um tempo maior, além de produzir e manter a massa magra por mais tempo.

Reduz o risco de lesões

Como dissemos anteriormente, ao treinar membros inferiores, você proporciona ao seu corpo alguns benefícios adicionais, principalmente na prática de outras atividades físicas.

Por exemplo, se você joga futebol, basquete, vôlei, faz caminhada, corrida ou ciclismo, sem uma preparação adequada das pernas, seu risco de lesão aumenta.

Desse modo, realizar exercícios de fortalecimento dos membros inferiores é uma forma de reduzir as chances de se lesionar. Isso porque, durante a prática de esportes, as pernas são utilizadas de forma muito desgastante e, sem a devida a força nos músculos, você pode ter sérios problemas.

Sem dores na lombar

Hoje em dia, é muito difícil encontrar profissões que não passem grande parte do dia sentado, não é mesmo? Salve raras exceções, essa característica é muito comum.

Se esse for o seu caso e mesmo assim você não treina pernas, com certeza terá dores na lombar. Sem um devido treino de membros inferiores aliado a muitas horas sentado, você cria uma situação na qual o músculo posterior da coxa acaba ficando fraco e seus flexores do quadril são encurtados.

Realizando um treino completo, você ganha força na região das pernas e aumenta sua mobilidade de flexores de quadril, o que te auxiliará não apenas o seu treino, mas também suas atividades diárias.

Percebeu como pular o treino de pernas pode ser um sério problema para seu bem-estar? Se esse está sendo seu caso, fale com seu personal ou instrutor de academia e peça auxílio para montar um treino focado nos membros inferiores. Cuidar do seu corpo como um todo é primordial para a sua saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *