Cuidados para treinar no inverno

Com a chegada do inverno, é preciso intensificar os cuidados com os treinos para não sofrer com as baixas temperaturas.

É fato: quando o inverno aparece trazendo consigo aquele frio mais carregado, muita gente deixa as atividades físicas de lado. Mas, isso não deve acontecer! Além de manter o ânimo e o comprometimento, treinar no frio tem suas particularidades.

Quais são os cuidados?

Roupas adequadas

O primeiro passo é escolher as roupas certas para o treino. Usar roupas normais e em excesso pode fazê-lo suar mais, caindo o rendimento e levando à fadiga.

A dica é usar roupas específicas para a atividade física, pois elas facilitam o processo de sudorese. Além disso, lembre-se de manter bem aquecidas as extremidades do corpo, como mãos, pés e cabeça, pois, no frio, nosso corpo concentra o calor em seu centro.

Diminua a dose

Cuidado com a quantidade de exercícios no inverno, pois é natural que o rendimento caia, até pelo excesso de roupas. Por cautela e para evitar lesões, é importante dosar mais os treinos, seja no volume ou na velocidade.

Evite treinar forte todos os dias, pois o organismo não vai suportar a demanda. Aumente o ritmo no decorrer da semana ou do próprio dia, sem forçar nada.

Tome bastante água

É natural sentirmos menos sede nos dias frios. Porém, enquanto você está praticando exercícios físicos, é preciso manter a quantidade do líquido ingerido durante os treinos.

Com o tempo frio, a boca fica muito seca por conta da baixa umidade. Outra dica é a ingestão de frutas e legumes, ricos em água em sua composição e importantes para a hidratação plena do nosso corpo.

Prefira lugares abertos

Com os dias mais frios, as chances de contrairmos algum vírus ou infecção aumentam muito. Por isso, evitar ambientes mais fechados ou pouco ventilados pode separar você de uma possível gripe.

Por isso, prefira lugares ao ar livre, pois o ar não se acumula em apenas um ambiente. Entretanto, lembre-se de evitar a exposição ao frio após o treino, utilizando roupas secas e quentes para controlar a temperatura corporal.

Com essas dicas, é possível enfrentar as baixas temperaturas sem grandes problemas, pois você estará treinando e protegendo o seu corpo de qualquer perigo. Por isso, lembre-se de rever essas dicas quando começar seus treinos nos dias mais frios.

 

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