Conheça os benefícios do Óleo de Cártamo 

Este alimento é capaz de controlar o colesterol e ainda ajuda a emagrecer 

O óleo de cártamo é extraído das sementes da planta de mesmo nome, e se trata de um ótimo aliado na alimentação. Ele é rico em ácidos graxos essenciais, como ômega 6 e 9, além de possuir grandes quantidades de vitamina E, que exerce ação antioxidante no organismo. Conheça abaixo as informações que a Nutridirect separou para você sobre este alimento completo.

Ajuda a controlar o colesterol 

A inclusão do óleo de cártamo na dieta pode reduzir o colesterol ruim de maneira significativa, assim como os níveis de apolipoproteína B-100 no organismo. Esta lipoproteína é a principal responsável por carregar o colesterol do sangue para as células.  

A diminuição destas duas substâncias no organismo ocorre graças às ações dos fitoesteróis e do ômega 9, que fazem parte da composição do óleo. 

Controla os triglicérides 

Um estudo, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, constatou que o óleo de cártamo contribui na redução dos níveis de triglicérides no organismo. O efeito ocorre graças à ação do ômega 9, que contribui também para a prevenção de doenças cardiovasculares e derrames.  

Antioxidante natural 

O óleo de cártamo possui vitamina E em sua composição, responsável pela ação antioxidante no corpo. O alimento protege as células do corpo contra a ação prejudicial dos radicais livres, retardando o envelhecimento e diminuindo o risco de diversas doenças. 

Ajuda a emagrecer 

Além de ser um grande aliado da sua saúde, este alimento pode ajudar a emagrecer. Isto ocorre porque o óleo retarda o esvaziamento gástrico, que acaba aumentando o tempo de duração da saciedade. Desta forma, aquela vontade de comer demora mais para chegar, e você evita guloseimas calóricas entre as refeições. 

Auxilia na queima de gorduras  

O óleo de cártamo contribui também para a diminuição de gorduras localizadas. Isso ocorre graças ao ômega 6, que acelera a queima da gordura marrom, essencial para gerar calor aos órgãos vitais. Após este processo, o corpo busca recuperar energia na gordura branca, localizada na barriga, e acaba reduzindo os níveis de gordura abdominal. 

Como consumir? 

O óleo pode ser consumido em temperatura ambiente quando usado em saladas, ou aquecido quando é utilizado no preparo de alimentos refogados. Além disso, é possível consumir o óleo em cápsulas, que são muito práticas para quem mantém uma rotina muito agitada. 

Gostou de saber mais sobre os benefícios do óleo de cártamo? Então aproveite para conhecer as cápsulas deste alimento disponíveis no site da Nutridirect. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *