Conheça 4 benefícios da linhaça  

Saiba mais sobre as vantagens que esse alimento pode trazer para a sua vida 

A linhaça é a semente do linho e oferece diversas vantagens culinárias para a humanidade. As fibras do vegetal servem de base para a fabricação de tecidos há milhares de anos, porém apenas agora está sendo melhor aproveitada na cozinha. Confira abaixo alguns dos benefícios da linhaça para a sua saúde. 

Proteínas de alta qualidade 

A linhaça oferece uma fonte muito rica em proteínas, sendo ótima alternativa para pessoas que não comem carne. A proteína presente na linhaça é rica em ácido aspártico e ácido glutâmico, além de conter arginina em grandes quantidades. Todos esses compostos contribuem na melhora acentuada do sistema imunológico.  

Estudo recente publicado pelo IFST aponta que a proteína presente na linhaça possui propriedades antifúngicas, sendo útil até mesmo na prevenção de alguns tipos de tumores. 

Ajuda a emagrecer 

Por ser rico em ácidos graxos insaturados, esse alimento é um grande aliado na perda de peso. Estes ácidos agem na interrupção do processo inflamatório do hipotálamo. Em alguns casos, a ingestão de linhaça pode até mesmo reverter essas inflamações.  

O hipotálamo envia sinais para o cérebro indicando a quantidade de comida no organismo. Se ocorre inflamação no local, pode haver a perda de neurônios e mau funcionamento. Se o hipotálamo não estiver funcionando direito, aquela fome vai bater nos mais variados momentos e estragar a sua dieta.  

Rica em ômega 3 

Fonte de ômegas 3, 6 e 9 para pessoas que não consomem peixe, a linhaça é uma excelente opção. A ingestão dessa gordura poli-insaturada melhora o funcionamento do coração e diminui os riscos de AVC. Sua atuação nas plaquetas de sangue evita coágulos e regula o funcionamento dos vasos sanguíneos. Além disso, o ômega 3 é associado à melhora da visão, já que faz parte de uma área que recobre a retina. 

Colabora na diminuição do colesterol 

Outro benefício da linhaça é sua capacidade em baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) do organismo. Em um estudo publicado na NCBI, participantes com colesterol alto consumiram 3 colheres de sopa de linhaça no intervalo de três meses. Os resultados do estudo indicaram uma diminuição de 17% no colesterol total e 20% no colesterol ruim. Isso se dá por conta dos sais biliares que se ligam às fibras da linhaça e são expelidos pelo corpo. A perda destes sais faz com que o colesterol seja retirado do sangue e transferido para o fígado. Ao realocar os sais biliares, os níveis sanguíneos de colesterol são reduzidos. 

 

Agora que você conhece melhor os benefícios da linhaça, inclua essa delícia no seu cardápio e visite a seção de cápsulas da Nutridirect para complementar sua dieta. 

 

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