Como se preparar para sua primeira corrida

Para um bom desempenho em sua primeira corrida de rua, é preciso prestar atenção em seu treino, sua alimentação, descanso e planejamento

Está pensando em entrar para o mundo das corridas? Esse esporte que cresce sem parar vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo. Porém, se engana quem pensa que para correr basta apenas calçar o tênis e ir para as ruas.

Corrida de rua é um esporte sério, que exige muito preparo, muita atenção e muita dedicação. O primeiro passo para quem deseja começar a correr é estabelecer seu primeiro objetivo: preparar-se para correr uma prova.

Como fazer essa preparação?

A primeira informação que você deve ter é de que a marca dos 5 km é geralmente o primeiro desafio para quem está começando a se aventurar no mundo das corridas.

Trata-se de uma distância acessível para quem está começando, pois não exige um condicionamento físico muito rigoroso. Entretanto, é preciso um preparo adequado, para que o corredor consiga fazer a prova sem dificuldades.

Faça um planejamento

Como dissemos, não basta apenas calçar o tênis e ir para rua, é preciso um planejamento mínimo para que você consiga alcançar os 5km sem sofrimento. O primeiro passo é organizar uma rotina de treino de acordo com o seu condicionamento físico atual.

Organize uma tabela com seus dias de treino, tempo percorrido de caminhada, tempo percorrido de corrida e a quilometragem. O ideal é que você diminua o tempo e aumente a quilometragem com o passar dos dias.

Nesse planejamento, inclua pequenos trechos em que você poderá dar tiros em curtos espaços de tempo, pois é uma forma de fortalecer os membros inferiores e ganhar velocidade para a corrida.

Mude o cenário constantemente

Uma das características primordiais de todo treinamento de corrida é mudar o cenário que você corre, ou seja, é preciso variar o seu local de treinamento para que o seu corpo não fique viciado naquele tipo de solo e suas variações.

Você poderá optar por percorrer lugares diferentes todos os dias, planejando a rota com antecedência e elaborando um circuito interessante, com subidas, descidas e linhas retas. Tudo isso você vai encarar durante uma prova e precisa acostumar seu corpo com isso.

Treine para fortalecer o seu corpo

Essa é uma dica que vale para a primeira, segunda, terceira e todas as provas que você vai disputar. É muito importante cuidar do corpo para que não ocorra nenhuma lesão durante os treinos e provas.

Os treinos de musculação, nas academias, são os mais indicados para fortalecer os membros inferiores como um todo, assim como o quadril e os glúteos, pois são partes do corpo muito utilizadas durante um treino ou uma prova.

A alimentação deve ser levada em consideração

Você já sabe que a alimentação é essencial para fornecer energia e auxiliar no desenvolvimento corporal. Os carboidratos devem estar muito presentes, justamente para proporcionar mais energia na hora da prova.

O ideal é pedir ajuda a um nutricionista para que ele possa lhe ajudar com uma dieta específica para seu corpo, seu objetivo e seu treino.

Não abuse, o descanso também deve estar presente

Entre um treino e outro, principalmente no início de sua preparação, é preciso dar um descanso para o corpo, afinal, ele precisa se recuperar do esforço do dia anterior.

Tornar esse descanso um hábito de seus treinamentos poderá lhe auxiliar para uma preparação ideal visando o seu objetivo de correr uma prova. No dia anterior do desafio, durma mais cedo que o habitual para conservar suas energias e fazer uma excelente prova.

Essas são as principais dicas para quem deseja começar a se preparar para uma prova de corrida de rua. Além disso, você deve prestar muita atenção no dia da corrida, principalmente com o horário e local da largada, a roupa que vai utilizar e que o seu ritmo seja próximo daquele que você treinou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *