Como acabar com a retenção de líquidos?

A retenção de líquidos em nosso organismo, também conhecida como edema, ocorre devido a um acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos

 

A retenção de líquidos é algo que incomoda muito as mulheres, contribuindo para um corpo inchado e celulite. No entanto, pode se tornar algo grave quando ocorre em excesso nas pernas e nos pés.

Algumas alterações hormonais, sedentarismo, consumo de sódio em excesso e produtos extremamente industrializados agravam a situação e são uma das causas mais comuns para o problema. Além disso, mulheres são bastante atingidas pelo inchaço durante a menopausa e a TPM, devido a grandes alterações hormonais. Logo, não pense que você ganhou peso, ok?

A retenção de líquidos é fácil de tratar com um pouquinho de cuidado e empenho. Confira.

 

Dicas para diminuir a retenção de líquidos no corpo

O ideal para combater o problema é garantir um ótimo funcionamento do organismo com uma alimentação saudável e balanceada, com muitas frutas diuréticas, magnésio, potássio, vitaminas e cálcio. E claro, beba no mínimo dois litros de água por dia! Isso vai auxiliar a eliminar toxinas do seu corpo e contribuir para um bom funcionamento dos rins.

A drenagem linfática pode ser sua forte aliada nesse processo! Massagens com cremes que contêm princípios ativos, juntamente com bons hábitos alimentares, podem ser a solução para a retenção de líquido.

 

Prevenção

Ao final do dia, você fica com pernas e pés inchados? Caso a resposta seja sim, deite de forma com que eles fiquem mais elevados que o corpo, logo quando chegar em casa.

Além disso, priorize suas atividades físicas! Exercícios que trabalhem a perna, como caminhadas, corridas e passeios de bicicleta, te auxiliam, e muito, com o problema. Sempre procure estimular a circulação corporal durante seu dia. Você vai perceber a diferença em pouco tempo.

Quanto à sua alimentação, fique longe de alimentos ricos em sódio, açúcar, conservantes e embutidos, como refrigerantes e fast food. Prefira alimentos frescos e produzidos em casa, sempre bebendo muita água ao longo do seu dia. Quanto mais líquido você bebe, mais toxinas irá eliminar na urina, diminuindo seu inchaço. Algumas frutas diuréticas podem te auxiliar neste processo, como melancia, melão, abacaxi e pera.

 

Procure um médico caso a retenção não diminua. Algumas alterações hormonais mais graves precisam ser tratadas com o auxílio de medicamentos e acompanhamento. Mas, caso sua retenção de líquido seja oriunda apenas de uma má alimentação e falta de exercícios físicos, você é capaz de resolver este probleminha apenas com força de vontade e disciplina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *