Benefícios da musculação: 10 motivos para começar agora

A partir dos 25 anos de idade, o corpo humano começa a sofrer o processo de sarcopenia, que é mais conhecida como perda de massa muscular.

A diminuição dos músculos resulta em aumento da gordura corporal e diminuição de força para realizar atividades básicas do dia-a-dia.

Sem contar que a prática regular de exercícios físicos é o caminho para uma vida longa e saudável.

Portanto, se você possui uma vida sedentária, que tal mudarmos isso?

Os fisiculturistas não são os únicos que devem buscar o ganho de massa muscular.

Maior massa muscular significa diversos benefícios, desde uma melhor aparência a uma vida mais saudável, independente de idade ou sexo.

Aqui estão 10 motivos porque começar uma academia é uma ótima ideia:

 

1. APARÊNCIA, UM DOS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO QUE VOCÊ PODE VER

benefícios da musculação em uma mulher com o corpo sarado

Conquiste o corpo que sempre desejou!

Este benefício está em primeiro lugar na lista, pois é o que as pessoas mais buscam quando começam a fazer musculação, se sentir bem consigo mesmo e com sua aparência.

O músculo ocupa menos espaço e possui um aspecto mais firme que a gordura. O aumento de massa muscular vai fazer suas roupas servirem melhor, além de ajudar a se sentir bem com o seu corpo, mesmo que você não perca nenhum peso.

Quando você está feliz com seu corpo, você também não acaba se sentindo melhor?

Em termos gerais, a aptidão física pode aumentar a autoestima e melhorar positivamente a imagem que se tem de si mesmo.

Independentemente do peso, tamanho, sexo ou idade, se exercitar pode rapidamente elevar a percepção de sua beleza pessoal.

Apenas o aumento da autoestima pode fazer uma enorme diferença.

 

2. TORNE-SE MAIS SAUDÁVEL

mulher saudável vendo os benefícios da musculação

O ganho de massa muscular irá lhe ajudar de diversas formas, desde perder peso até prevenir doenças mais graves.

A academia incentiva você a fazer um programa equilibrado que inclui tanto exercícios aeróbicos quanto de força, como levantamento de peso.

Esses exercícios promovem diversos benefícios para a saúde e ajudam a prevenir diversas doenças.

Portanto, além de você se sentir bem com sua aparência com o ganho de massa muscular, você vai desfrutar de outros benefícios como a perda de peso e um coração mais saudável.

 

3. ACELERA O METABOLISMO

casal se exercitando junto

Com um metabolismo acelerado, seu corpo irá queimar mais calorias e gordura.

Ter uma porcentagem maior de massa muscular pode fazer seu corpo queimar mais calorias e gordura em repouso.

O tecido gorduroso queima muito menos calorias porque ele não ajuda em nada na hora de movimentar seu corpo.

O ganho de mais músculos pode ajudar a queimar mais calorias por dia – em torno de 15% a mais, auxiliando a manter o peso ou até perder os quilinhos a mais.

Portanto, com um metabolismo mais acelerado, a comida que você ingere não será transformada em gordura.

Em vez disso, você terá músculos mais eficientes que irão consumir as gorduras e carboidratos.

 

4. AUMENTA A ENERGIA E RESISTÊNCIA

homem e mulher pulando corda

Tenha mais disposição para o dia-a-dia! Adapte o seu corpo a sempre estar em movimento.

Quantas vezes já deixou de ir para academia porque estava muito cansado para malhar?

Mas quando fez uma força e se arrastou para a academia, apesar do cansaço, não se sentiu mais acordado e com mais energia depois?

Pessoas que se exercitam regularmente possuem mais energia, força e resistência para realizar as atividades do dia-a-dia do que os que não se exercitam.

Adaptando seu corpo a uma demanda maior de exercícios as atividades diárias vão parecer mais rápidas e fáceis de fazer.

Se no passado você se sentia cansado após um longo dia de trabalho, após algumas semanas malhando você irá notar um aumento na sua energia e vitalidade.

 

5. MELHORE SEU HUMOR E DURMA MELHOR

amigos na academia conversando e dando risada após exercícios

Além de você se sentir melhor emocional e fisicamente, a prática regular de musculação irá lhe ajudar a ter uma qualidade de sono melhor.

Teve um dia estressante no trabalho? A musculação pode ajudar a desestressar.

Atividade física aumenta a produção de endorfina no cérebro, o que nos faz sentir melhor fisicamente e mais otimista emocionalmente, melhorando nosso humor e a qualidade do sono.

Estudos também mostram que exercitar podem até aliviar sintomas de pessoas depressivas.

Por esse motivo os médicos recomendam que pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade, os mesmo para quem está somente passando por uma fase ruim, vá para a academia e se exercite.

E não se preocupe se não é uma pessoa viciada em musculação, se exercitar apenas por 30 minutos algumas vezes por semana pode ajudar bastante a melhorar seu humor.

 

6. FORTALEÇA E MANTENHA SAUDÁVEIS OS MÚSCULOS, OSSOS E ARTICULAÇÕES

homem musculoso levantando peso

Ganhe músculos e fortaleça ossos e articulações com a musculação.

Quando envelhecemos, vamos perdendo nossa densidade óssea, nossas articulações ficam mais rígidas e menos flexíveis, e nossa massa magra diminui.

Praticar a musculação é uma das melhores maneiras de prevenir, ou diminuir, problemas com nossos músculos, ossos e articulações.

Um programa de treino moderado a intenso pode ajudar você a manter a força e flexibilidade na terceira idade.

 

Veja também: Benefícios do Whey Protein: Tudo o que você precisa saber

 

7. DIMINUI O RISCO DE LESÕES

homem musculoso levantando halteres

Esteja com o corpo mais fortalecido e preparado para diminuir os ricos de lesões.

Fazer musculação faz com que você ganhe massa muscular, além de fortalecer seus ligamentos e tecido conjuntivo.

Uma musculatura forte ajuda a diminuir as forças de impacto repetitivas, como quando se joga futebol.

E também é muito importante fortalecer igualmente todos os músculos, pois muitas lesões ocorrem quando um músculo é mais fraco que seu grupo de músculos opostos.

 

8. DIMINUI O RISCO DE VÁRIAS DOENÇAS

personal trainer com aluna em casa

Com uma vida mais ativa e saudável irá diminuir os riscos de várias doenças graves.

Um dos melhores motivos de ir para a academia regularmente é porque previne ou reduz o risco de várias doenças sérias, como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, entre outras.

Existem estudos que falam dos benefícios da musculação para quem sofre de pressão alta, porém sempre busque o acompanhamento médico.

A musculação faz com que seu coração fique mais forte, assim bombeia o sangue com mais eficiência.

Se seu coração trabalha menos, a força nas suas artérias diminui, baixando sua pressão sanguínea.

 

9. FORTALECE E ESTIMULA O SISTEMA IMUNOLÓGICO

mulher saudável se alongando

Estimule as células de defesa do corpo com a prática da musculação

Vários estudos tem mostrado que exercícios físicos fortalecem o sistema imunológico.

Em adolescentes e adultos, os exercícios agem como um potente estimulador natural das células de defesa do corpo.

Nas pessoas mais velhas, o funcionamento do sistema imunológico diminui progressivamente, o que leva a um risco maior de pegar infecções, doenças e uma diminuição dos efeitos das vacinações.

A boa notícia é que ir para a academia regularmente, pode compensar parcialmente o enfraquecimento do sistema imunológico.

 

10. MELHORA O DESEMPENHO SEXUAL

homem idoso praticando musculação

A musculação traz benefícios para todas as idades!

É um fato, praticar exercícios regulares pode aumentar o desejo, atividade e a satisfação sexual.

Além de você se sentir mais atraente e confiante com um corpo mais sarado, exercícios físicos ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para a área genital.

A musculação também ajuda a aumentar os níveis de testosterona, o que estimula o desejo sexual.

E não deixe a idade atrapalhar: homens acima de 50 anos que se exercitam regularmente tem 30% menos de chance de impotência do que os que não praticam exercícios.

 

Então, pensando em começar a academia?

Antes disso de uma olhada em nosso post sobre dicas para começar a malhar:

Dica para iniciantes: Cuidados necessários na hora de começar a malhar

Os corpos de verão são construídos no inverno, portanto busque a motivação necessária, comece devagar que você vai longe.

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2 comments on “Benefícios da musculação: 10 motivos para começar agora”

  1. clarissy Responder

    Eu gosto muito de ir a academia mas como meu dia é cheio falto o que fazer para juntar trabalho com a academia?  

    • Job Space Responder

      Oi, Clarissy! Bem, o segredo de ir todo dia à academia é manter uma rotina. Veja se você se adequa melhor à academia na manhã ou depois do trabalho e persista. Assim que adquirir o hábito, não vai mais faltar. Um abraço e continue acompanhando para mais dicas de saúde e academia.

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